Início Colunistas O Criador e as criaturas

O Criador e as criaturas

Muitos de nós, provavelmente, em algum momento da vida já fizemos questionamentos sobre nossas existências, com perguntas como estas: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

      Muitos entendem que somos  um corpo que temos uma alma, que viemos dos nossos pais humanos e que após a morte iremos para o céu ou para o inferno e parece crescer o número daqueles que  creem  que a sepultura, ou transformação em cinzas, será o nosso destino.

      Mas aprendemos com o Espiritismo que somos uma Alma ou Espírito (mesmo significado).  Alma é quando estamos num corpo físico, e Espírito  na  erraticidade,  estado em que se encontram os Espíritos  erráticos, isto é, não encarnados e em processo de evolução, durante o intervalo de suas existências corporais.

      Fiquemos só com a definição de Espírito e recorremos a uma das obras da codificação espírita, que deu origem à Doutrina assim denominada, o Livro dos Espíritos, constituído por perguntas elaboradas por Alan Kardec e respondidas, através de médiuns da França e outros países, nos anos 1.850, por Espíritos Superiores, como Santo Agostinho, São Vicente de Paula, São Luiz , e outros, sobre a coordenação do Espírito da Verdade, que seria o próprio Jesus Cristo, para encontrarmos as respostas.

      Somos criaturas,  de um só Criador,  o mesmo Deus das demais  religiões cristãs. Quem é Deus, talvez fosse a pergunta que fizéssemos, mas Kardec a elaborou de maneira diferente na primeira questão do livro:

      Que é Deus? Deus é inteligência Suprema do Universo e causa primária de todas as coisas,  foi a resposta.  As questões seguintes foram: 2. Que se deve entender por infinito? “O que não tem começo nem fim; o desconhecido; tudo que é desconhecido é infinito.”
3. (…) Deus é o infinito?
“Definição incompleta.(…)
Deus é infinito em Suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não é conhecida por uma outra que não o é mais do que a primeira.

      Obtidas respostas sobre o Criador, o codificador quis saber sobre a criatura humana, o Espírito, nós, portanto, e as encontramos nas questões 23. Que é o espírito?
“O princípio inteligente do universo.” e 24. O espírito é sinônimo de inteligência?
“A inteligência é um atributo essencial do espírito. Uma e outro, porém, se confundem num princípio comum, de sorte que, para vós, são a mesma coisa.” A conclusão lógica, digo eu,  é que se Deus é a inteligência Suprema, nós, criados por ELE,  somos inteligência bem reduzida, ou só princípio inteligente.

 E por que a tantas diferenças entre os Espíritos ( pessoas) ? Será que Deus privilegiou alguns com inteligência e dons maiores? A resposta  foi que Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, e para aproximá-los de si.  Passando pelas provas que Deus impõe, Eles adquirem aquele conhecimento. Uns aceitam, submissos, essas provas e chegam mais depressa ao seu destino final. Outros só a apoiam murmurando e assim, por sua culpa, permaneceram afastados da perfeição e da prometida felicidade.”.

Ter dons artísticos, como cantores, jogadores de futebol e ser rico, financeiramente, são, geralmente, provas e as dificuldades, como a pobreza, são quase sempre expiação por equívocos do passado, e aqui  estamos falando múltiplas existências ( Lei da reencarnação).

Viemos do Mundo Espiritual e para lá voltamos ao final de cada existência no corpo físico, que atualmente chega em média aos 80 anos, raramente passado do 100. Isto acontece sucessivamente com intervalos na erraticidade,  até que , progredindo, não precisemos  do corpo físico, como o atual.

Deus é o Criador e nós criaturas.  Criador desde a relva humilde e do menor inseto, até os astros que movem no espaço. Causa primária de tudo. Ser soberanamente grande e sábio.

Akino Maringá, colaborador
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: