Início Notícias Gerais 66% dos consumidores pretendem presentear no Dia das Mães

66% dos consumidores pretendem presentear no Dia das Mães

O Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante do calendário do varejo brasileiro, atrás apenas do Natal, promete aquecer o comércio paranaense. Segundo levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR, 66,6% dos consumidores do Estado pretendem presentear suas mães neste mês de maio.

A pesquisa mostra ainda que outros 10,7% seguem indecisos, enquanto 22,7% afirmam que não vão às compras, em grande parte por motivos emocionais, como ausência ou falecimento da mãe (44,7%). Dificuldades financeiras ou o desemprego são apontados por 12,4% dos entrevistados como razão para não presentear, além dos 14,1% que alegam morar longe da mãe. Apenas 6,2% dizem não comemorar a data.

Do outro lado, a expectativa é alta. Um total de 92,1% das mães paranaenses ouvidas na sondagem declararam esperar por um presente ou lembrança especial. Os filhos homens estão ligeiramente mais dispostos a comprar, com 34,9% das intenções de compra, contra 31,7% entre as mulheres. O comércio de rua deve ser o principal destino de compras para a maioria dos consumidores, com 40,7% das preferências, seguido pelas aquisições online (23,9%) e pelos shoppings (23%).

PREÇOS

Mesmo com a intenção de compra expressiva, os consumidores terão de enfrentar um cenário de preços mais altos. Produtos como chocolates (com alta de 23,19%), joias e bijuterias (16,37%), calçados (12,03%), perfumes (11,80%) e maquiagem (10,27%) lideram os aumentos. Já o item que mais pesa no bolso é o tradicional almoço fora de casa, que subiu 8,75% nos últimos 12 meses, segundo o levantamento.

Apesar da pressão inflacionária, o tíquete médio de gasto com o presente no Paraná é estimado em R$ 154,40. Os homens devem gastar mais (R$ 167,42) do que as mulheres (R$ 140,98) especialmente com roupas, bolsas e calçados, que concentram 42% das intenções. Em seguida vêm perfumes e cosméticos (19,5%) e outros itens, como flores e joias ou bijuterias têm 6,9% de preferência cada, enquanto 5,4% dos consumidores pretendem dar dinheiro para que a mãe escolha o que deseja.

A sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR ouviu 1.068 consumidores entre os dias 17 de março e 8 de abril, abrangendo sete regiões do estado. O levantamento revela que os consumidores da região Sul são os mais propensos a comprar presentes (77,5%), seguidos pelas regiões Leste (73,1%), Central (71,7%) e Noroeste (68,2%).

Ingrid Ramos Santos, maringaense, diz que pretende gastar entre 100 a 150 reais no presente para sua mãe, e quer investir em joias. “Eu sempre dou chocolate, cremes, etc. Nesse ano, acho que vou dar algum colar, mas ainda não comprei. Vou no centro nessa semana para procurar o presente”, comentou. 

Da Redação
Foto – Reprodução

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