Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

TURBULÊNCIA

Aquela turbulência de anos passados volta hoje à “nova” Câmara de Maringá, agora com 23 vereadores. Novamente envolvendo a vereadora Cris Lauer (Novo), cuja sentença de condenação por discutido desvio de recurso público será lida em plenário na sessão de hoje.

ANTIGO

Após a leitura o que fazer deverá ser determinado através de reunião para decisão dos vereadores que compõem a Mesa Executiva. A tendência é de um encaminhamento visando cassação de mandato.

PROVIDÊNCIAS

O documento solicita da Mesa a “a adoção de providências legais e regimentais, com base no Código de Ética e Decoro Parlamentar e no Decreto-Lei nº 201/1967, que trata das infrações político-administrativas atribuídas a agentes públicos no exercício de mandato eletivo”.

MATERIAL

Pesquisa do estudo Trend Tracker, proposto pela Two Sides em 2023, analisou cerca de 10 mil consumidores sobre seus hábitos de leitura, consumo e preferência de produto. Levantou que 64% dos consumidores preferem ler livros impressos, pois neles obtêm compreensão mais profunda.

VANTAGENS

56% dos consumidores também opinaram que o material impresso é melhor para o aprendizado em relação ao digital. Para além da opinião, o papel essencial do impresso na Educação é comprovado, auxiliando no raciocínio lógico e crítico, na concentração e no entendimento aprofundado de conteúdo desde o Ensino Básico.

PREFERÊNCIAS

O estudo também levantou que 52% das pessoas preferem ler catálogos físicos de produtos e que o alcance de propagandas impressas é maior (56%) quando comparado ao alcance de e-mails promocionais (49%). O material impresso é mais eficaz e atinge melhor os âmbitos educacional e comercial.

PROGRESSO

Precisamos acompanhar o avanço digital presente e futuro. É tendência tecnológica sendo adotada porque o progresso é necessário. Mas mesmo nesta era digital o impresso continua elevando histórias e memórias que foram escritas e permanecem perenes graças à impressão.

PAPADO

Em sua coluna na Folha de São Paulo a jornalista Mônica Bérgamo escreve sobre a possibilidade de surgir uma zebra “verde e amarela” no conclave que começou a escolha do novo Papa. Cita o cardeal Dom João Braz de Aviz que foi bispo em Maringá, Brasília e depois ascendeu para a Santa Sé.

CHEGADO

Dom João era um dos cardeais mais próximos do Papa Jorge Mario Bergoglio. Tinham convivência muito próxima até porque, argentino e brasileiro, devotavam amor pelo esporte e assistiam juntos jogos de futebol. É um nome simpático e carismático que esteve por muito tempo no topo da Igreja.

URNA

A propósito começaram as votações para escolha do novo Papa. O processo tem uma comissão eleitoral com três cardeais, mais três fiscais e três conferentes. Os votos são em papel, depositados em uma urna e contados à vista de todos. Manualmente. Os cardeais não confiam na urna eletrônica.

CAPACITAÇÃO

Proposição do vereador Luiz Neto, servidores da Câmara de Maringá ganharam um curso de Educação Financeira Sustentável. Ministrado pelo Departamento de Economia da UEM, conhecimentos básicos de economia para a prosperidade.

PAÍS DOS GOLPES

O Gaeco cumpriu ontem, nove mandados de busca e apreensão em unidades hospitalares de Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Cafelândia e Quedas do Iguaçu. Prática de crimes contra a administração pública.

MAIS?

Enquanto os leitores mais conscientes aspiram menos representantes “populares” e eleições, os deputados agem em sentido contrário. Aprovaram o aumento do número de deputados federais de 513 para 531. Alegação: aumentou o número de eleitores e eles precisam ser representados politicamente.

PROGRESSÃO

O texto aprovado precisará passar agora pelo Senado. Conforme especifica, a representação de deputados federais do Paraná aumentará de 30 para 31 nomes. Arrazoado da proposta: em 40 anos a população aumentou 40% e o número de parlamentares ficou sendo o mesmo.

PAGANDO ÓCIO

Observação de um leitor incomodado com o excesso de vagabundos e pedintes nas ruas de Maringá: “Vivem dependurados em verbas e caridade públicas. Estão tão mal acostumados que nem fingem ser flanelinhas. A gente os patrocina com recursos públicos, ajudas e eles nos acham trouxas que os mantém cultivando ócio e drogas”.

SEGURANÇA

Tendo em vista a presença de milhares de visitantes e expositores a Sociedade Rural de Maringá, além de contar com as polícias também está investindo pesado na contratação de seguranças para a EXPOINGÁ. Para qualquer ocorrência sempre haverá pronta intervenção.

PÉ-VERMELHO

É de Londrina a nova ministra das Mulheres, empossada na última segunda-feira em lugar de Cida Gonçalves. Assistente Social, Márcia Lopes é experiente: já foi ministra no segundo mandato de Lula. 

COMPARTILHE: