Início Notícias Gerais Itaipu e Itaipu Parquetec lançam nova fase da Expedição do Conhecimento

Itaipu e Itaipu Parquetec lançam nova fase da Expedição do Conhecimento

São quatro caminhões equipados com uma série de atividades interativas sobre água, energia e sustentabilidade. Eles vão passar pelos 434 municípios atendidos pelo Itaipu Mais que Energia

A Itaipu Binacional, em parceria com o Itaipu Parquetec, lançou nesta terça-feira (13), no Gramadão da Vila A, a nova fase da Expedição do Conhecimento, a unidade móvel de educação ambiental que vai passar pelos 434 municípios, do Paraná e do Mato Grosso do Sul, atendidos pelo Programa Itaipu Mais que Energia. São quatro caminhões adaptados e estruturados com atividades interativas nas temáticas água, energia e sustentabilidade.

“A expedição é uma maneira de levar às comunidades mais distantes o conhecimento sobre o meio ambiente e a importância da educação ambiental, atingindo, em especial, crianças das escolas municipais que ocupam o nosso território”, explicou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.

Os dois novos caminhões apresentados já estão disponíveis para serem visitados por escolas e comunidade. Um deles vai ficar no Gramadão e o outro será levado ao Mercado Público Barrageiro, onde permanece até o final da semana. Depois, eles começam a percorrer as cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Os outros dois caminhões devem integrar a frota até julho.

O diretor de Coordenação, Carlos Carboni, explica que a Expedição do Conhecimento é um projeto antigo, criado em 2020, apenas com uma unidade itinerante. Com a expansão da área de atuação prioritária da empresa, o projeto foi ampliado para quatro caminhões. “Ele vai levar temas que consideramos essenciais, como a questão da água, a importância das enerrgias renováveis e a sustentabilidade como um todo”, resumiu.

Para Irineu Colombo, diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, responsável pela execução do projeto, o papel de professores(as) nas escolas é fundamental para incentivar a participação das crianças. “Quando chega o caminhão, as crianças reforçam o conhecimento teórico e depois é um processo de retorno do tema na sala de aula para avaliações”, considerou.

Primeira visita

Os alunos da Escola Municipal Josinete Holler foram os primeiros a viver a experiência da Expedição do Conhecimento, em sua nova fase. No total, 25 crianças de 8 a 10 anos, além de quatro alunos da classe especial, passaram pelos vários ambientes do caminhão aprendendo sobre água, biomas brasileiros, rios voadores de forma lúdica e interativa.

“Foi muito bacana, porque é bastante interativo. As crianças adoraram, vão falar o dia inteiro sobre isso. Vai ser bem proveitoso para a gente na sala de aula, com a disciplina de ciência e outras matérias interdisciplinares”, comentou a professora Anne Michelle Vergara.

Quem também aprovou foi a aluna do terceiro ano Sophie Emanuely Correia Ibanez, de 8 anos. “Eu achei muito bom porque ensina coisas super legais. A professora falou que se a gente cuidar do planeta Terra, o nosso planeta vai ficar muito melhor”, disse Sophie. “A gente viu o microscópio, estudou a fotossintese, a gente viu os planetas e estudou sobre o sol. No final, descemos o tobogã”, completou sua colega Luiza Fernandes Telles, 8 anos.

Roteiro

A visita começa com um vídeo institucional da Itaipu que contextualiza a história da empresa até o Programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa alinhada às políticas públicas do Governo Federal. Depois, um vídeo narrado pelo “Territo”, um personagem animado em formato do Planeta Terra, apresenta aos espectadores conceitos científicos de maneira acessível.

As outras salas falam sobre a energia das células, quando as crianças podem ver células de uma cebola por microscópio óptico; e rios voadores, demonstrando a conexão existente entres os diferentes biomas do Brasil. Também é mostrado porque devemos conservar o meio ambiente e como fazer isso. No final, a descida pelo tobogã ilustra que, ao final da expedição, o participante é outra pessoa.

Assessoria de Imprensa
Foto – Itaipu

COMPARTILHE: