Início Destaques do Dia Maringá retoma orientação profissional nas Academias da Terceira Idade

Maringá retoma orientação profissional nas Academias da Terceira Idade

Após anos de reivindicações de frequentadores das Academias da Terceira Idade (ATIs), a Prefeitura de Maringá lançou ontem, 19, o programa ATI 60+, iniciativa que levará profissionais de Educação Física para orientar idosos durante a prática de atividades físicas ao ar livre. O projeto começa a funcionar na próxima segunda-feira (22) e busca promover mais segurança, saúde e qualidade de vida para a população com mais de 60 anos.

A novidade representa a solução de um problema que vinha sendo apontado por usuários das academias públicas do município. Em reportagem publicada pelo Jornal do Povo, moradores denunciaram a ausência de instrutores nas ATIs desde dezembro de 2024, quando o serviço foi interrompido em unidades como a do Jardim Olímpico. A falta de acompanhamento profissional gerou preocupação entre os frequentadores, que relataram prejuízos à saúde física e mental e perda da efetividade das atividades oferecidas nos espaços.

Na época, o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Biazon, explicou que a paralisação ocorreu em razão de problemas estruturais em algumas academias, que necessitavam de manutenção. Segundo ele, a administração municipal conseguiu viabilizar R$ 400 mil por meio do Fundo Municipal do Idoso para realizar o processo licitatório e garantir a retomada das atividades orientadas.

Agora, com o lançamento do ATI 60+, o acompanhamento profissional volta a fazer parte da rotina dos idosos que frequentam as academias. O programa será desenvolvido pelas secretarias de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), de Esporte e Lazer (Sesp) e de Saúde. Além da orientação individual e coletiva, os participantes terão acesso a exercícios adaptados às suas condições físicas e monitoramento da evolução dos resultados.

A aposentada Sônia de Almeida, moradora do Jardim Requião e frequentadora da ATI do bairro, comemorou a retomada do atendimento especializado. “Eu já utilizava os aparelhos por conta própria, mas sempre ficava na dúvida se estava fazendo tudo corretamente. Agora, com profissionais acompanhando, teremos mais segurança e orientações específicas para a nossa idade. Fiquei feliz com essa iniciativa”.

Durante o lançamento, a vice-prefeita Sandra Jacovós destacou o histórico pioneiro de Maringá na implantação das Academias da Terceira Idade. “Maringá mais uma vez demonstra sua capacidade de inovar e cuidar das pessoas. As Academias da Terceira Idade nasceram aqui e hoje estão presentes em cidades de todo o Brasil. Ver esse projeto evoluindo e oferecendo atendimento especializado aos nossos idosos é motivo de muito orgulho”.

RETORNO

O secretário de Esporte e Lazer, Paulo Biazon, enfatizou a importância do retorno dos profissionais às academias. “Estamos levando profissionais capacitados para orientar cada atividade com segurança e responsabilidade. O objetivo é estimular a prática regular de exercícios físicos respeitando as necessidades específicas da terceira idade”, afirmou.

O secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, reforçou o compromisso da administração com o envelhecimento ativo. “Maringá possui uma ampla rede de atendimento voltada à pessoa idosa e o ATI 60+’ chega para fortalecer ainda mais esse cuidado. É um projeto que une saúde, convivência e qualidade de vida em espaços já consolidados pela população”, destacou.

Pioneira na implantação das Academias da Terceira Idade no Brasil, Maringá inaugurou a primeira ATI do país em 2006 e atualmente possui 75 unidades espalhadas pelo município.

Nesta etapa inicial, o ATI 60+ atenderá 23 academias localizadas em regiões com maior concentração de idosos, incluindo Jardim Alvorada, Cidade Alta, Parque das Grevíleas, Jardim Aeroporto, Mandacaru, Parque do Ingá, Requião, Santo Antônio, Zona Sul, Vila Olímpica, Centro Social Urbano (CSU), Praça da Glória e Praça dos Sertões, entre outras.

As atividades foram desenvolvidas especificamente para pessoas com mais de 60 anos. Segundo o professor Antônio Carlos Rodrigues, que integra a equipe do projeto, os exercícios serão adaptados às necessidades da faixa etária. “As aulas são adaptadas para o público a partir dos 60 anos, com acompanhamento profissional e exercícios adequados à faixa etária. Assim, garantimos uma prática segura e eficiente, promovendo saúde e bem-estar”.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: