
Dados divulgados pelo Detran do Paraná mostram que o número total de acidentes de trânsito registrados em Maringá entre janeiro e abril de 2025 se manteve praticamente estável em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 2.427 acidentes neste ano, apenas um a menos do que os 2.428 registrados em 2024. No entanto, algumas vias da Cidade apresentaram crescimento expressivo nas ocorrências, com destaque para a Avenida Gastão Vidigal.
A via, que registrou 42 acidentes nos primeiros quatro meses do ano, teve um aumento de 90% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 22 casos. Outras avenidas com alta significativa foram a Herval, com 52 acidentes e aumento de 48%, e a Alexandre Rasgulaeff, com 42 acidentes e crescimento de 31%.
Por outro lado, outras avenidas do município apresentaram redução no número de ocorrências. A Avenida Tuiuti registrou queda de 20%, com 50 acidentes. Já a Avenida Paraná teve redução de 17%, totalizando 48 casos e a Avenida Morangueira também apresentou melhora, com 52 acidentes e uma queda de 16%.
O superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana, Valdir Pignata, atribui o aumento na Gastão Vidigal à imprudência de motoristas, especialmente em relação ao limite de velocidade. A via possui quatro radares de fiscalização, mas, segundo ele, os condutores continuam desrespeitando as regras.
“O objetivo dos radares não é multar, mas fazer com que o motorista respeite a velocidade. Infelizmente, na Gastão Vidigal isso não está funcionando. Temos feito blitz educativas e ações de conscientização, mas é preciso que o motorista faça sua parte”, afirmou Pignata.
Segundo ele, apesar do aumento de acidentes em algumas avenidas, o número de mortes no trânsito teve queda. De janeiro a abril de 2024, Maringá registrou 13 óbitos. No mesmo período de 2025, foram 8, uma redução de 38%.
A Secretaria de Mobilidade Urbana anunciou que deve intensificar as ações de educação no trânsito nas vias com maior aumento de acidentes. Blitze educativas e campanhas de conscientização devem continuar sendo realizadas, com foco especial nas avenidas Gastão Vidigal, Herval e Alexandre Rasgulaeff.
“Pretendemos continuar focando na educação no trânsito. É fundamental que o motorista respeite as leis. Vamos reforçar nossa atuação nessas regiões críticas”, concluiu o superintendente.
Da Redação
Foto – Suely Sanches