
Moradores de Maringá estão alertando sobre tentativas de golpe envolvendo e-mails falsos que simulam comunicações oficiais da Prefeitura, incluindo assinaturas institucionais e supostos requerimentos, na tentativa de enganar contribuintes e empresários.
Entre as fraudes identificadas, estão cobranças irregulares e solicitações sobre alvarás de funcionamento, que, apesar da aparência legítima, não têm vínculo com os serviços públicos municipais. A orientação é para que a população fique atenta a sinais de fraude e confirme todas as solicitações por meio dos canais oficiais antes de fornecer qualquer dado ou efetuar pagamentos.
De acordo com Julia Alves Fungaes, as mensagens parecem muito reais. “Uma vez, recebi um e-mail da Prefeitura que alertava sobre uma cobrança de irregularidade em um contrato, com emblema, assinatura e tudo. Fiquei bem assustada, mas achei vários erros de ortografia na mensagem e percebi que era um golpe”, comentou.
Os e-mails enviados por golpistas geralmente simulam comunicações da Prefeitura, mas não utilizam o domínio oficial. A administração municipal reforça que todos os e-mails legítimos têm o final @pr.gov.br. Além disso, a Prefeitura não envia códigos de verificação por SMS, nem solicita compartilhamento desse tipo de informação com terceiros.
Em caso de dúvida, a administração reitera que os moradores devem consultar os canais oficiais da Prefeitura de Maringá antes de qualquer ação. As orientações são sempre verificar sempre o remetente do e-mail, confirmar qualquer cobrança ou solicitação pelos canais oficiais e também não compartilhar códigos recebidos por SMS, pois não fazem parte dos procedimentos da Prefeitura.
Para atendimento e esclarecimento de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 156, ou acessar o site oficial no endereço www.maringa.pr.gov.br/carta-servico.
Da Redação
Foto – Reprodução