
A abertura oficial da Expoingá 2025 teve a participação do governador do Paraná Carlos Roberto Massa Júnior, Ratinho Jr, ocasião em que o mesmo destacou a importância da Expoingá como símbolo da força e da modernização do agronegócio paranaense.
Ratinho Junior elogiou a estrutura da Expoingá e parabenizou por ser uma vitrine do setor. “A Expoingá está para o Paraná como um grande cartão de visita do agronegócio. Deixou de ser uma feira de Maringá, passou a ser referência no Brasil e América do Sul para o setor todo, ela acaba induzindo, fomentando tendencias do agronegócio, que saiu da enxada e foi para os tablets, smartphones e drones. A tecnologia vem mudando e de forma muito rápida. A Expoingá, além da parte festiva para as famílias, os shows, passeios e parque de diversões, o que é mais importante é o que traz para os agricultores”.
O governador citou ainda a importância das tendências lançadas, cursos, palestras, pois traz inovação, novos conhecimentos.
Quando questionado sobre novidades para o agronegócio, o governador citou o Fiagro, elaborado para contribuir na promoção do crescimento econômico, com a segurança alimentar, com a preservação do meio ambiente e com o fortalecimento das comunidades rurais, podendo ser usados para sistemas de irrigação, expansão da produção, armazenagem, equipamentos e outras linhas. Também poderá ser usado pela indústria que atende o setor, como tratores e outros maquinários agrícolas
“A grande novidade do agro é o lançamento do Fiagro, grande maioria acompanhou o primeiro fiagro, que é o financiamento do agronegócio no Brasil, foi o Paraná que lançou, primeiro e único por enquanto e já está acontecendo. Eu tenho falado que é uma carta de alforria para o produtor, porque hoje o agricultor depende único e exclusivamente do Plano Safra, que existe há anos, só que depende do volume do dinheiro. Com o Fiagro, o agricultor pode investir em irrigação, armazenagem, compra de tratores e até em aviários com juros mais baixos, fomentando bilhões em investimentos no Estado”.
O governador reforçou que o Paraná tem como vocação ser o supermercado do mundo, como segundo maior produtor de soja, maior produtor de proteína animal, maior produtor de orgânicos e líder nacional em cooperativismo. O Estado exporta alimentos para mais de 170 países.
O prefeito Silvio Barros também falou com a imprensa e ressaltou que, embora a cidade tenha perdido espaço territorial para a agricultura direta, continua sendo referência por sua agroindústria. “A atividade agro em Maringá hoje está na agroindústria, que atende o Paraná e o Brasil inteiro. Ainda é uma das maiores fontes de renda e merece nosso respeito e atenção”, afirmou.
Sobre o aniversário da Cidade, o governador agradeceu aos pioneiros, que colonizaram a cidade e fizeram dela referência nacional. “Gratidão em nome do Paraná aos pioneiros que desbravaram a cidade de Maringá, construíram a cidade e fizeram Maringá ser essa referência em desenvolvimento”.
Ratinho disse ainda que a cidade acaba influenciando outras cidades com seu case de sucesso, com responsabilidade fiscal, planejamento e tudo mais.
Quando questionado se pode ser candidato à presidência da República, o governador comentou que também gostaria de saber. “Fico feliz em meu nome discutido nacionalmente e dentro do partido. É uma construção muito boa e fico feliz em ver um paranaense hoje estar no tabuleiro nacional. Momento bom para o estado e da harmonia que conseguimos conquistar aqui”.
Da Redação
Foto – Thiago Danezi